31 janeiro 2013

Falando sobre adaptações: Selvagens


E aí, leitores. Hoje eu vim aqui para fazer mais uma comparação entre livro e filme para a coluna Falando sobre adaptações, e o livro que irei interpretar hoje é o livro Selvagens, do autor Don Winslow.

 O livro: Selvagens é um livro de ação/drama que narra a história de três amigos envoltos em um aberto triângulo amoroso: Chon e Ben, dois rapazes jovens e melhores amigos desde que se conheceram, e O, uma mulher independente e livre. Com a sabedoria de Ben, a agilidade Chon e a companhia de O, os três vem pondo em prática já há muito tempo a comercialização de uma nova droga de fabricação independente que trás ao usuário sintomas jamais vistos antes e de puro interesse entre eles. Desde então, o sucesso de venda deste produto é extremamente grandioso, assim como sua fatura em alta, e é aí que tudo realmente começa a acontecer. Entre esse mundo de traficantes e usuários existem bases de comercialização chamadas de Carteis; e entre elas está o Cartel de Baja, o maior exportador de drogas ilícitas conhecido, comandado por Elena, uma mulher poderosa e convincente. Sabendo da grande expansão do negócio criado por Ben e Chon, ela teme que ambos alcancem o topo dos Carteis, deixando-a em risco. Assim, Elena lança uma proposta aos dois: comprar suas drogas de fabricação caseira e exportá-las através do Cartel de Baja, ganhando o crédito por suas vendas. A proposta parece algo aceitável, não fosse a convicção de Ben e Chon em querer abandonar o negócio de uma vez por todas, assim, fazendo com que eles recusem a proposta de Elena, o que a deixa furiosa e prestes a por em prática seu maior plano: fazer com que ambos mudem de opinião ao tirar deles aquilo que tanto veneram; O.


A adaptação: Antes de mais nada, queria agradecer à Oliver Stone, o diretor de Selvagens: O filme, por ter feito um trabalho incrível! A adaptação não é só algo extremamente bem-feito, como também apresenta características idênticas às do livro, desde lugares em que a história se passa, até cicatrizes no rosto do personagem Chon, que são mencionadas apenas uma vez na história, ou seja, o diretor se preocupou até mesmo com os mínimos detalhes apresentados no decorrer da história. Porém, vale a pena mencionar que o filme é narrado por O; já o livro, ouvimos a própria voz do autor narrar os fatos ocorridos em Selvagens. Outra característica bem importante que devo mencionar é que alguns acontecimentos a parte são acrescentados ao filme, e, devo admitir, isso me deixou cheio de orgulho. O fato de Oliver Stone ter decidido criar o seu próprio desfecho para a história foi algo extremamente magnífico, já que, de certa forma, isso tornou o filme algo muito mais interessante que o livro e gratificante para os fãs de Selvagens! Então, resumidamente: Selvagens: O filme é uma produção grandiosa e fantástica, algo épico criado por Don Winslow e vivido por Oliver Stone; um caminho sem volta para uma grande aventura!



6 comentários:

  1. Confesso que nāo estou muito afim de ler o livro, nāo sei o por que, acho nāo gostei muito do enredo...
    Mas agora fiquei com vontade de ver o filme, talvez depois de ver o filme eu me anime para ler né?!

    http://livrosealem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é muito bom! Achei super fiel ao livro e até melhor que ele kkk
      Se você gosta de ação, eu super recomendo Selvagens! É fantástico! kkk
      Abraços!

      Excluir
  2. Não sei se o livro é meu estilo mas quero assistir o filme. Fiquei bem animada agora que você disse que a adaptação foi muito bem feita.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou super bem-feita, Thais! Acho que você irá gostar bastante kkk
      Beijos!

      Excluir
  3. Olha para um filme superar um bom livro, só sendo um super filmaço!

    Nunca tinha ouvido falar de Selvagens. Nem filme, nem livro. E acho até curioso essa temática para livro, não sei se tenho acompanhado pouco os lançamentos, mas parece que não lançam tantos livros nesse estilo. Curti a resenha!

    Beijos :3

    http://twbmwbrazil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é muito bom! Principalmente o final! Achei que foi uma super produção fiel e ao mesmo tempo inovadora ao livro! Super recomendo, mas primeiro o livro e depois o fime haha
      Beijos! ;D

      Excluir