Retalhos é um livro desenvolvido por quadrinhos, escrito e desenhado por Craig Thompson. Trata-se de um conjunto de momentos vividos pelo próprio autor, que aborda temas como bullying, religião, relações mal-resolvidas e até mesmo estupro; um conjunto de quase tudo!
---------------------------------------------------------------------------------
Sinopse: Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho. Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor. Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.
---------------------------------------------------------------------------------
Nunca achei que fosse chorar tanto lendo uma história em quadrinhos, pois o livro do Craig, além de encantador, é muito emocionante! Os temas abordados, como eu disse, são um conjunto de quase tudo, então foi fácil para que eu me identificasse com, no mínimo, uma das situações vividas pelo personagem Craig. E conforme os acontecimentos se desenrolavam, conforme as lágrimas começavam a se distender de meus olhos, eu sentia uma vontade tão imensa de abraçá-lo e dizer: "Acalme-se, vai ficar tudo bem."
Enfim, o livro é surpreendente da capa até a contracapa, para sem mais exato! Uma obra prima maravilhosa que merece ser lida por todos, principalmente por pessoas indefinidas. Retalhos é o tipo de livro criado para te fazer, chorar e refletir. O melhor livro que eu li em 2013!
Veja abaixo algumas imagens que constroem as páginas do livro de Craig Thompson:
Por hoje é isso, pessoal! Um forte abraço e tchau, tchau :D
Oi Vitor, ainda não conhecia esse livro, fiquei bem curioso sobre ele. Sua resenha me animou bastante, até já adicionei na minha lista do Skoob. Melhor livro de 2013 não é pouca coisa o/
ResponderExcluirhttp://umviciadoemlivros.blogspot.com/
Oi, Felipe! :D
ExcluirRetalhos é incrível! Sério, super recomendação para quem ainda não leu! Acho que você vai gostar, também.
Ah! Mas posso te pedir um favor? Se chegar a lê-lo algum dia, venha falar comigo para que eu possa finalmente compartilhar minha alegria com alguém? haha
Abração!