O livro: O livro é narrado por um garoto de 15 anos que se identifica como Charlie, que é o tipo de adolescente quieto e que passa despercebido por todos ao seu redor. Porém, o contexto da sua vida começa a mudar quando ele conhece Sam e Patrick, que acabam se tornam seus melhores amigos desde então, e a partir daí, Charlie começa a descobrir e explorar o mundo ao seu redor. Vale a pena mencionar que Sam é uma garota mal sucedida em seus relacionamentos, descobrindo sempre no final deles que estava sendo para seus parceiros um objeto explorável. E também Patrick, que é um garoto gay assumido e que possui um relacionamento escondido com Brad, um garoto do time de futebol da escola que tem medo de revelar sua verdadeira opção sexual para os amigos e para os pais. E dentro desse novo mundo, Charlie acaba vivenciando situações delicadas que até mesmo rondam os dias de hoje, desde o envolvimento com drogas até a primeira relação sexual.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A adaptação: Não sei quanto a vocês que assistiram o filme após ler o livro, mas a minha opinião é bem contraditória se comparada as opiniões que tenho em relação a adaptações de outros livros que viraram filme. Na maioria das vezes, sempre consideramos um livro como sendo melhor que a sua adaptação cinematográfica, mas no caso de As vantagens de ser invisível foi, digamos, um pouco diferente. O filme que foi dirigido pelo próprio autor não só apresenta características idênticas, como também passa a mesma mensagem que o livro propõe, sendo todas elas bem profundas. Stephen Chbosky soube mesmo ser um excelente diretor, além de ser um escritor fantástico. É claro que por ser um filme não conseguimos enxergar todos os pensamentos que Charlie expõe no livro, mas foi de longe a melhor adaptação que já vi em toda a minha vida. Outro aspecto bem importante que vale a pena ser mencionado é que os assuntos mencionados tanto no livro como no filme são assuntos naturais nos dias de hoje. Porém, o que poucos sabem é que o livro foi publicado no ano de 1999, ou seja, os assuntos que a história passa (a descriminação, os problemas em um relacionamentos, o envolvimento com drogas e o sentimentalismo) são aspectos já existentes há muito tempo, que vagam pelo mundo até hoje, e poucos são aqueles que se esforçam para mudar isso. Ou seja, As vantagens de ser invisível não só é uma excelente história, uma excelente adaptação, um tremendo filme, mas também é um lembrete de que no mundo em que vivemos, problemas e dificuldades são aspectos fáceis de serem encontrados, e que lidar com eles pode até ser difícil, mas nada que seja impossível de se fazer.
Por hoje é isso, pessoal! Um forte abraço e tchau, tchau :D
Ainda não vi o filme ou li o livro, mas como todo mundo está falando tão bem deles, estou pensando seriamente em comprar o livro e lê-lo antes de ver o filme. Adorei seus comentários sobre!
ResponderExcluirTambém recomendo que leia o livro antes do filme, porque nas cenas do filme você começa a lembrar dos pensamentos do Charlie.
ExcluirE fico feliz que tenha gostado Laura :)
Um abraço!
Só falta o dinheiro pra comprar, acho que vou ter que mendigar por ai, haha. Não foi nada! :]
ExcluirHahaha, tá parecendo eu ;D
ExcluirOi Vitor!
ResponderExcluirMenino, você escreve bem pra caramba!
Gostei muito do jeito que você desenvolveu a comparação livro x filme, porque a maioria das pessoas faz isso de forma agressiva e você não o fez.
Eu ainda não li o livro e nem vi o filme, mas já que a adaptação é tão boa assim, acho que posso assistir antes de ler né?
Parabéns!
Um beijo ;*
Juliana . Oliveira
trocandoconceitos.blogspot.com
Oi Juliana! Obrigado pelo elogio, fico lisonjeado kkk
ExcluirE acho que não haverá problema em assistir antes ler, já que ambos são muito parecidos. Porém, se você assistir o filme, então quando ler o livro já irá saber o motivo pelo qual o Charlie é um "invisível". Mas vou avisando desde já: se prepare para muitas, muitas lágrimas com o filme e o livro kkk
Beijos!
P.S. Adorei o seu blog e inclusive já estou seguindo ;D
Eu adorei o livro, é perfeito.
ResponderExcluirO filme é muito bom também, não sei dizer qual é melhor, o livro tem mais detalhes, claro, o que é meu preferido. Acho que o filme foi fiel ao livro e imagino como foi difícil passar as 'cartas' de Charlie para um filme tão fascinante.
Abração!
livronasmaos.blogspot.com.br
Concordo Markos, deve ter dado muito trabalho. Achei incrível o modo como o autor se dedicou para dirigir um filme.
ExcluirAbraço!
Se eu amei o filme, acho que o livro deve ser BEM mais legal... assim que der eu vou comprá-lo ;)
ResponderExcluirSim, Rafael, é muito melhor por que ele apresenta os sentimentos do Charlie e a narrativa dele emociona pra caramba kkk
ExcluirÉ uma leitura que vale muito a pena.
Abraços!
Estou nas última páginas do livro e me segurando para não ver o filme, tenho colegas que já assistiram e dizem que realmente o filme é fiel ao livro.
ResponderExcluirGostei!
Abraços!
Seus colegas não mentiram, ele é muito fiel mesmo kkk
ExcluirRecomendo muito! :D
Abraços!
Não assisti o filme nem li o livro. Este foi um dos poucos que não tive vontade de ler...
ResponderExcluirEspero que essa minha má vontade mude :)
Abraços
Meu Deus! De toda maneira, ela precisa mudar! O livro, como o filme, são excelente e super recomendo demais :D
ExcluirEu estou para assistir e ler o livro, pelo que as pessoas disseram é bom!
ResponderExcluirSimplesmente incrível! Leia o livro primeiro, mas apesar de tudo o filme é idêntico! ;D
ExcluirBeijo!
Oi Vitor, adorei a comparação. Eu também prefiro o filme, achei que ele sintetizou o livro e o abortou de um jeito diferente. No livro, o foco principal é a família do Charlie. Já o filme é mais focado nos amigos dele, Sam e Patrick. Por isso amei tanto o filme, Sam e Patrick é o melhor do livro para mim <3. Não sabia que o livro tinha sido lançado em 1999 O.o isso muda muita coisa para mim! O autor foi maestral em abordar temas fortes nesse época, que não era tão "liberal" como hoje.
ResponderExcluirSiiim!!! Também achei superincrível o fato do Stephen ter abordado temas tão fortes como os que são citados no livro! Simplesmente adorei isso! Toda a história é extraordinária, tanto a do livro, como a do filme (mesmo faltando pouquíssimas cenas kkk)!
ExcluirAbração!
Assisti o filmes esses dias atrás, mais sempre tive muita vontade de ler o Livro :)
ResponderExcluirEspero algum dia ter a oportunidades
Bjs!
http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/
Se eu tivesse o livro eu juro que lhe emprestaria! kkk
ExcluirA história é maravilhosa! É uma ótima leitura! Recomendo demais :D
Beijão, Taty! E obrigado pela sua visita!
Assisti o filme e depois li o livro. Amei ambos ^-^ Uma excelente história que nos faz pensar sobre diversas coisas :)
ResponderExcluirMuito legal seu blog, amei :D
Beijinhos e boas leituras.
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/
Oi, Isabelle! Siim! Ambos são maravilhosos, tanto que nem consigo escolher um favorito! haha
ExcluirObrigado pela visita, viu?! Seu blog também é muito lindo! <3
Beijos!