07 março 2013

Resenha: @mor de Daniel Glattauer




  • Livro: @mor
  • Autora: Daniel Glattauer
  • Selo: Editora Suma de Letras
  • Páginas: 188
  • Ano de lançamento: 2012
  • Gênero: Romance
  • Área principal: Ficção
  • ISBN: 9788581050669

      Skoob l SaraivaSubmarino


Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura. A tradição dos romances epistolares, compostos exclusivamente de trocas de cartas, é antiga na literatura ocidental. O primeiro livro com estas características, o espanhol Prisão de amor, de Diego de San Pedro, data de 1485. No século 18, o gênero se tornou popular, com clássicos como Ligações perigosas, de Choderlos de Laclos, Clarissa, de Samuel Richardson, e O sofrimento do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.


Minha opinião: Em certa ocasião, o site Submarino fez uma de suas 'promoções malucas' que deixaria qualquer leitor sem fôlego: na compra de três livros, cada um sairia por R$10,00! E agindo por impulso, escolhi de cara dois livros que já estavam na minha lista de meta de leituras para 2013. E como a promoção só estaria ativa caso três livros fossem para o carrinho, tive de escolher um livro qualquer para concretar a compra. E es que surge @mor, um livro livro com uma capa interessante; nada mais do que isso. Porém, quando os livros estavam finalmente em minhas mãos, eis que tenho uma surpresa ao folhear @mor: o livro é escrito inteiramente por e-mails! Então, superinteressado pela temática abordada no livro, peguei-o para ler no mesmo instante e meus pensamentos voaram!
O autor Daniel Glattauer sabe com certeza entreter um leitor entediado, não só por sua história, mas por sua narrativa perfeita e bem argumentada.
No livro conhecemos a história de Emmi e Leo, um casal que se conheceu por engano através de uma troca de e-mails na internet. E conversa vai, conversa vem, os dois acabam despertando o interesse um do outro com agilidade e rapidez, mantendo uma relação muito agradável através, apenas, de e-mails. Porém, eles temem um encontro físico, considerando a possibilidade de que talvez possam não gostar do que irão ver. Porém, esse não é o único fator que os impedem de querer se encontrar. Emmi é casada, madastra de duas crianças, e Leo, mesmo após um longo prazo de tempo, não consegue esquecer sua ex-namorada, por qual sentia uma química que achasse durar para sempre. O que poderia fazer então esse casal formado pela ilusão?
O livro é todo editado de uma maneira simples, mas delicada pela Suma de Letras. A gramática é atual e sem gírias, porém, uma delícia de se ler. A história é boa, mas não contém "aquela" intensidade que te faça refletir sobre o assunto. Porém, ela termina de uma forma tão desesperadora, que eu anseio pelo próximo livro dessa série urgentemente! Estou louco para saber o destino que o autor dará a Emmi e Leo, um dos casais mais interessantes da atualidade!

11 comentários:

  1. Não conhecia o livro foi bom saber um pouco da estória.beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é super legal! Não exite nele uma linha que não seja escrita por e-mail! Superlegal kkk
      Espero que leia ;D
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, nunca li um livro com essas características. Fiquei curiosa. Acho que vou adicionar na lista de desejados, hehe.
    Bem, Vítor, eu estou querendo mudar umas coisas no meu blog e por isso estou pedindo a opinião dos leitores. Se você pudesse dar a sua, eu ficaria muito feliz. Segue o link da enquete e do post explicando tudo direitinho.
    http://odomdaescrita.blogspot.com.br/2013/03/o-que-voces-acham-sobre.html
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicione sim, Letícia! É um livro bem legalzinho para passar o tempo. Super recomendado!
      E também votei lá na enquete! Não acho que o blog deveria mudar não; gosto dele assim ;D
      Beijos!

      Excluir
  3. Poxa eu tava querendo ler esse livro, mas depois da resenha TENHO que ler. E vou por nos desejados e caramba por que eu nunca vejo essas promoções do Submarino? kkkkkkkk

    Segue? Te sigo de volta
    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Vale muito a pena ;D
      Ele é muito gostoso de se ler!
      E também estou seguindo seu blog viu! Superlegal as postagens ;D
      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa, eu já estava doida para ler esse livro ,e agora depois dessa resenha, minha vontade só aumentou !
    Amei seu blog,seguindo ...

    Capricornizando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é super descontraído! Uma ótima opção de leitura na minha opinião :D
      Muito obrigado por seguir, Renata \o/
      Beijão!

      Excluir
  5. Eu li esse livro ano passado e amei, e ele me deixou assim também, louca pela continuação e procurando pela net se já estava a venda encontrei para download a versão portuguesa, pra matar a sua curiosidade, vai o link: http://fileband.com/w5zrk3mih5vm.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *o* Alene! Você salvou minha vida! Eu gostoi muito do livro também e estava superlouco pela continuação, mas não a achava em lugar nenhum! Muuuuuuuuuuuito obrigado mesmo, mesmo, mesmo! *-*
      Salvou minha vida! kkk
      Um enorme beijo!

      Excluir
  6. Eu peguei esse livro hoje, acredita? Não comprei porque 1) ele tava meio feinho na saraiva e 2) porque apesar dele estar na minha lista de leituras, fiquei com receio de deixar passar uma oportunidade de comprar um livro que eu tenho mais vontade de ler. Acabei ficando com Carandiru. Mas sua resenha vez com que @mor suba algumas posições a mais na minha wish huahuahua

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir