27 março 2013

Resenha: O pequeno filósofo de Gabriel Chalita




  • Livro: O pequeno filósofo
  • Autora: Gabriel Chalita
  • Selo: Editora Globo
  • Páginas: 116
  • Ano de lançamento: 2011
  • Gênero: Infantil/Filosofia
  • Área principal: Ficção
  • ISBN: 978-85-250-4970-4

      Skoob l Saraiva l Submarino




Sinopse: Simplicidade era seu tema preferido. O pequeno filósofo, quando não falava, olhava e ria sozinho de coisas corriqueiras. O banal era extraordinário naqueles olhos cheios de esperança, parecia que ele guardava algum segredo. E que o seu segredo era sagrado. Eu havia me acostumado a conviver com homens cheios de confiança no que diziam. Homens que não conviviam com a dúvida. A certeza sempre me pareceu ignorância. Só os incultos têm tanta certeza. Ou melhor, os semicultos. Exatamente. Aqueles que sabem muito pouco e, do pouco que sabem, julgam que sabem muito. Saber muito é outra coisa. É saber que não se sabe. Humildade. Das margens, não se é possível conhecer o rio, ainda mais à noite.


Minha opinião: Minha intenção ao ler O pequeno filósofo era a de apenas me descontrair com um livro qualquer que estivesse na minha estante. Mas me enganei! O livro é um pequeno tesouro incrivelmente precioso! Ao ler o livro escrito por Gabriel Chalita me surpreendi completamente. Com uma pegada americana, O pequeno filósofo apresenta uma narrativa diferenciada, que consegue ser infantil e inteligente ao mesmo tempo.
O livro narra um diálogo encantador entre um homem e um menino que se conhecem em uma estação de trem. Os dois, juntamente, embarcam em um trem que, ao pousar em cada estação, os levam para lugares completamente diferentes aos que eles estão acostumados a verem em seus dia-a-dia (pelo menos para o homem adulto), desde uma estação cercada por lama que encobre até mesmo as pessoas, até uma estação cuja as pessoas vivem dentro redomas de vidro. Um completo mundo maluco onde até mesmos os animais falam. Mas, as poucos, o homem vai percebendo que cada esquisitice é essencial para que ele perceba, com a ajuda do menino (o Pequeno filósofo), que a vida nem sempre é tão simples como parece ser quando somos crianças, e que cabe a cada um de nós construir uma boa lembrança em cada estação que a ela nos permiti visitar.
O livro em si é encantador, algo extremamente delicioso de se ler. Com uma pegada já familiar muito parecida com a de O pequeno príncipeO pequeno filósofo tem a capacidade de emocionar e ao mesmo tempo divertir o leitor. Uma história bem escrita, com ilustrações magnificas e uma mensagem para levar por toda a vida. Gabriel Chalita merece sem sombra de dúvidas os meus sinceros elogios por essa obra magnifica que deveria ser lida por todos! Uma incrível joia da literatura brasileira.

2 comentários:

  1. Curti muito teu blog - tu tens um leque de posts variado, fora da rotina de resenha e mais resenha, e teu layout é muito bacana.

    Só queria te pedir para introduzir parágrafos nas tuas resenhas, fica bem mais fácil de ler (há pessoas como eu, meio ceguetas, e tudo juntinho cansa muito a visão!)

    A Editora Globo faz um precinho não muito amigável com os livros, mas tua resenha me deixou animado quanto a este, não conheço o autor, procurei sobre ele e ele tem um biografia muito interessante!

    Parabéns pelo blog (:
    www.garotodoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro e adorei, traz muitos valores para a vida.

    ResponderExcluir