25 outubro 2013

Resenha: A garota que eu quero [Markus Zusak]


Autor: Markus Zusak
ISBN: 978-85-8057-373-2
Editora: Intrínseca
Páginas: 176
Ano de lançamento no Brasil: 2013
_____________________________________________________________

A garota que eu quero é um livro escrito por Markus Zusak, o mesmo autor de A menina que roubava livros, publicado pela editora Intrínseca no Brasil. É o terceiro de uma trilogia, intitulada Irmãos Wolfe; seus antecessores são O azarão e Bom de briga, publicados no Brasil pela editora Bertrand Brasil.

O livro é narrado por Cameron Wolfe, ou simplesmente Cam, alternando entre um capítulo e um poema escrito por ele mesmo com base nos acontecimentos do capítulo anterior.

Cam é o mais novo de quatro irmãos e também o mais introvertido entre eles. Seus outros irmãos são Steve, um jogar de futebol bem sucedido, Sarah, que é apaixonada por fotografias e muito dedicada ao seu trabalho, e Ruben, um garoto cheio de charme e conquistador que vive trocando de namoradas, sem temer o que o futuro o reserva.

Cam nunca se destacou, mas não era do tipo de garoto que ligava muito para isso. Acontece que em certas ocasiões ele sentia vontade de ser mais como seus irmãos, especialmente Ruben, não porque o achava melhor que as outras pessoas, mas porque Ruben não fazia ideia de como era sortudo por sempre ter alguém ao seu lado, e isso era tudo o que Cam queria: alguém para estar ao seu lado, para amar e proteger. Inclusive, há uma garota, Stephanie, por quem Cam é apaixonado há algum tempo, mas que sempre o esnobou e o insultou com chingos e palavrões.  Mesmo assim, duas ou três vezes por semana ele vai até a rua de sua casa e fica olhando para sua janela, do outro lado da rua, na expectativa de vê-la sair e sorrir para ele.

Mas a história ganha um rumo completamente diferente quando Ruben termina com a sua mais recente namorada, a Octavia Ash. Desde o primeiro momento Cam havia notado nela algo de diferente. Octavia era especial; ela o entendia, notava sua existência no mundo. E é a partir daí que as coisas começam a mudar.

Outro grande personagem do livro é o Miffy, o cachorro de Keith, o vizinho de Cam. Ruben e Cam o levam para dar uma volta pelo bairro todas as quartas-feiras. Porém, os passeios com Miffy acabam sendo de grande importância para história.

De início, achei que A garota que eu quero seria só mais um romance gostoso de se ler, mas eu estava definitivamente enganado. Quando havia terminado de ler a última página, meus olhos estavam marejados e meu cérebro estava voando dentro da história.

Em alguns momentos, a história me fez lembrar de As vantagens de ser invisível, do autor Stephen Chbosky. Inclusive, acho que os personagens Cam Charlie se dariam muito bem na vida real. Eu até mesmo imaginei o ator Logan Lerman, intérprete do Charlie na versão adaptada para o cinema de As vantagens de ser invisível, como o Cam durante a narrativa de A garota que eu quero.

O Markus Zusak conseguiu me surpreender de um jeito tão intenso, tanto com a sua narrativa, como com a sua história, que eu de certa forma fiquei super triste quando havia terminado o livro. A história, em minha opinião, é uma das melhores que eu li no ano de 2013, além de ser muito bem elaborada e docemente bem escrita. Sendo assim, nada mais justo do que 5 estrelas para o livro A garota que eu quero, de Markus Zusak.

Por hoje é isso, pessoal! Um forte abraço e tchau, tchau :D

4 comentários:

  1. O melhor livro de 2013 ? Preciso ler então !
    Vitor, ele é uma trilogia e não precisa dos outros para fazer sentidos ? Fiquei meio em duvida disso ae ...
    O livro me chama a atenção, mas não sei se estou preparada para ler um livro com o mesmo ''ritmo'' de As vantagens de ser invisível. To muito desidratada ... rsrsrs
    Beijoos.

    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yasmis! Fiquei muito feliz com a sua visita! :D
      Então, quando li ele eu nem sabia que fazia parte de uma trilogia, só fui descobrir isso depois e, por incrível que pareça, não senti falta de nada, acredita? Na minha opinião dá pra ler normalmente :D
      Ah! Pra mim foi sim uma das melhores leituras de 2013, bem no estilo de As Vantagens de ser Invisível. Muito gostoso de se ler. Eu recomendo o livo (e que compre uma caixa de lenços, também haha).
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa eu ainda não li esse livro, mas estou louca por ele, parece ser do tipo que quando a gente termina fica querendo mais!! essa capa é bem legal, mas acho que ela poderia ser mais bonita! rsrs!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim!!!!! Depois que terminei de lê-lo senti tanta falto do personagem principal, o Cam :(
      E em relação a capa, bom, a princípio fiquei meio em dúvida se havia gostado ou não, pois achava a original muito mais bonita. Porém, quando terminei de ler o livro e entendi o motivo dela ser assim eu simplesmente não parei de chorar! Sério, o significado é muito lindo! <3
      Super recomendo o livro! :D
      Beijos!

      Excluir