02 março 2013

Falando sobre adaptações: Um porto seguro

E  aí,  leitores.  Hoje vim comparar mais uma vez um livro e a sua adaptação para os cinemas! E o escolhido foi o livro Um porto seguro, do autor Nicholas Sparks!


O livro: Questionado por alguns, amado por outros, em Um porto seguro conhecemos a história de Katie, uma mulher misteriosa que carrega sobre suas costas um segredo que a assombra por onde quer que ela vá. E tentando deixar suas desventuras de lado e enterrar seu passado, ela se muda para Southport, uma típica cidade na Carolina do Norte. E é lá onde Katie conhece Alex, um jovem viúvo que se preocupa em manter a chama da felicidade acesa na vida de seus dois filhos após a partida de sua esposa. E agora, longe de todo seu passado perturbado, Katie percebe que a resposta para todos os seus problemas está ligada a uma única coisa: o amor. Porém, o que ela jamais imaginava é que o passado sempre retorna para nos assombrar.






A adaptação: Como alguns já sabem, Nicholas Sparks é o meu autor favorito. Amo demais suas história. Porém, sinto certo receio ao falar sobre as adaptações de suas obras para o cinema. E devo admitir que ao assistir Um porto seguro fiquei um pouco decepcionado. Várias coisa foram mudadas e deixadas fora de contexto, como por exemplo as características dos personagens. Enquanto no livro a personagem Katie tem o cabelo loiro e longo, para então ser cortado e transformado em moreno, no filme a situação se inverte. Seu cabelo é moreno e longo, para então ser cortado e transformado em loiro. E o personagem Alex, que no livro possui o cabelo grisalho, o têm tingido por um tom castanho na adaptação. Além disso, o nome de sua filha Kristen também é alterado, que passa a se chamar Lexie. Outra coisa que também fora mudada foi a ordem com que os fatos são narrados no livro. Fora esses pontos, são poucas as alterações. O filme transmite a mesma mensagem tratada no livro, e em relação a isso devo elogiar todas as pessoas que se envolveram para que isso acontecesse, porque conseguiram exercer tal assunto com clareza e extrema perfeição! Meus parabéns! Outra coisa que também merece meu elogio é a confecção do cenário criado para Um porto seguro, já que este caracteriza-se perfeitamente igual ao do livro, algo que simplesmente me deixou sem fôlego quando o vi! Até mesmo o tom da pintura feita na casa de Katie fora igualada àquela mencionada no livro. Um completo cenário digno de muitos elogios! Então se formos tirar alguma conclusão de tudo isso, eu diria que Um porto seguro é uma adaptação interessante, mas descuidada. Algo diferenciado, mas completamente apaixonante!

4 comentários:

  1. Dizem que o filme é muito bom. Eu estou louca pra ver! Ainda não li o livro, mais eu pretendo, porque né, é nicholas sparks *-*
    Beijos
    http://souseuastral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é com certeza melhor que o filme, como sempre, mas o filme até que foi legalzinho sim kkk
      Amo os livro do Nicholas, e se serve de conselho, escolha Um Porto Seguro para sua próxima leitura; é muito bom! ;D
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Vítor, tudo bom?
    Seu blog é muito bonito, o layout dele me agradou muito!!
    Nunca li nada do Nicholas acredita? Tô com um monte de livros dele aqui e ainda não li nenhum...
    Já assisti algumas adaptações dos livros dele, mas ainda não tive vontade de lê-lo...

    Já conhece o Endless Poem né?
    O blog está de cara nova, e por isso vim te convidar para prestigiá-lo
    Dá uma passadinha por lá e confere!
    Sua presença sempre será muito bem vinda e fique à vontade para comentar sobre tudo por lá!


    http://endless-poem.blogspot.com.br/


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que felicidade saber que você tenha gostado do Layout!
      E não acredito no que você disse! Como assim nunca leu Nicholas Sparks? kkk
      LLLLLLEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIAAAAAAAA!!!!!!!
      Ah! O blog está superlegal! Principalmente a organização! Parabéns, Sarah ;D
      Beijos!

      Excluir