14 fevereiro 2013

Falando sobre adaptações: Qual seu número?

E  aí,  leitores.  Hoje  eu  vim  aqui  para  fazer  mais  uma  comparação  entre  livro  e  filme  para  a coluna Falando sobre adaptações, e o livro que irei interpretar hoje é um dos meus livros favoritos, se não O favorito, Qual seu número?, da autora Karyn Bosnak.

 O livro: Não sei vocês, mas eu amo de paixão mesmo o livro Qual seu número?,  da autora Karyn Bosnak! Nele conhecemos a história de Delilah Darling, uma mulher que, após ver em um anúncio de jornal que mulheres que atingem uma média de 20 parceiros sexual tem menas chance de não se casar no futuro. Não dando muita importância para isso, Delilah decide então recapitular seu próprio número de parceiros e estabelecer a sua meta, e é aí que a coisa fica feia. 19, este é seu número até então, e com isso ela faz uma promessa a si mesma de que seu 20º parceiro seria aquele com quem escolhesse se casar e viver sua vida feliz para sempre! Porém, quando recebe a notícia de que fora despedida de seu emprego, ela decide encher a cara para esquecer o artefato e acaba dormindo com seu ex-chefe, estabelecendo a meta nacional de 20 parceiros. Desesperada em não poder se relacionar com mais ninguém, ela decide então por em prática um plano meio "maluco", por assim dizer: iria percorrer todos lugares possíveis à procura do ex-namorado perfeito, com esperança de que dê certo com algum deles novamente!



A adaptação: Antes de mais nada, sente-se que lá vem história! Então começamos mais um jogo de comparações entre livro/filme. Pois bem, Qual seu número? foi de longe um livro excelente, em todos os aspectos! Porém, a adaptação do longa deixou muito a desejar, além de ter deixado (se você decidiu ler o livro antes mesmo assistir ao filme) muitas pessoas tristes. Mas desde já quero mencionar que o filme não é ruim, em hipótese alguma, muito pelo contrário, ele é super legal, porém, os pontos e momentos apresentados neles não condizem com os do livro. O sentido da história é o mesmo, mas muitas coisas foram mudadas e acrescentadas. Para começar, o nome da personagem principal, a Delilah, fora trocado por Ally Darling. Eu andei pesquisando um pouco algo que fizesse jus à essa causa e descobri que Delila Darling (sem o "h" no final do nome Delilah) é o nome correspondente à uma prostituta, e considerando esse caso, talvez os roteiristas do filme decidiram mudar o nome da personagem para que, caso ocorra de alguém decidir pesquisar a seu respeito em alguma fonte de busca, possa se deparar com tal imagem e características. Mas tudo bem, até que essa não foi uma grande mudança se comparada com as outras ocorridas. O nome e funções dos ex-namorados da personagem foram mudado, a não ser por um cara que faz shows com fantoches (ops, Muppets!). Além do mais, também fora mudado a cor, isso mesmo, a "cor", do noivo de sua irmã, que de negro passou a ser branco. E outra coisa também correspondente a cores que fora trocada é o tom de cabelo de Delilah/Ally; no livro é moreno e no filme loiro. Porém, em momento algum do livro eu consegui imaginar uma Delilah morena, mas sim uma com traços, característica, cabelo e até mesmo a voz de Anna Faris (acredite!). E mais uma coisa que fora modificada é o fato de Collin, o vizinho todo perfeito de Delilah/Ally, no filme ser um mulherengo que foge toda vez após levar mulheres ao seu apartamento (que é em frente ao de Delilah/Ally) e ter uma relação amorosa com elas de apenas uma noite. Isso não ocorre no livro! Mas vamos a mudança que realmente me chocou, que fora a de NÃO aparecer, em momento algum, a Eva, a cachorrinha de estimação da Delilah no livro que a acompanha em sua jornada! Eu realmente fiquei boquiaberto com esse ocorrido. Sério! Eu tinha uma relação pessoalmente afetuosa com aquela cachorra! Eu a amava demais, se me permitem expressar, e do nada decidem cortá-la da história? Mascomoassim?! Eu até mesmo assisti duas vezes seguidas o filme e também a versão extensa contida nos extras do DVD só para confirmar o caso. E é oficial: sem Eva! Sinceramente, eu chorei por dentro! Fiquei muito decepcionado com isso. Eu esperava, ao ver o filme, encontrar os diálogos entre a Delilah/Ally e a Eva! Foram minhas partes favoritas do livro! Porém, elas nunca existirão :(
Mas deixando minha "pequena depressão" de lado, devo mencionar que Qual seu número? é um bom filme, porém não corresponde com a história narrada no livro de Karyn Bosnak em todos os aspectos. É um filme engraçado, divertido e inovador, realmente muito bom! Porém, não é uma adaptação fiel, mas lhe garanto que você irá se divertir bastante!


11 comentários:

  1. Oiee :)

    EU TAMBÉM ODIEIII A EVA NÃO TER APARECIDO KKKKK , você também amou o livro como eu amei e nossas opiniões foram todas iguais menos a parte do filme ser bom , não gostei do filme também kkkkkk , abraços !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sendo sincero, fiquei SUPER, EXTREMAMENTE, MUITOS MESMO, PUTO pela Eva não ter aparecido! Muito triste mesmo :(
      E eu gostei do filme, mas apenas se não compará-lo ao livro, tipo: o livro uma história legal, o filme é "outra" história também legal; ambas diferentes. Até que dei algumas risadas kkk
      Abraços!

      Excluir
  2. Amei o filme, mas ainda não li o livro.
    Eu gosto de comédias assim.
    Beijos
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de comédias desse tipo kkk
      E, se me permite dizer, COMOASSIM não leu o livro? O.o
      É uma excelente indicação de minha parte; superlegal! Você irá gostar :D
      #FicaDica kkkk
      Beijos!

      Excluir
  3. Hum... Ler esse livro me parece uma boa pedida!!

    Deixei um selinho pra você la no meu blog: http://www.ps-carpediem.blogspot.com.br/2013/02/selo-literario.html :D

    Abraços, Diego
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é super bom! Recomendo demais kkk
      Infelizmente, não estou postando mais selinhos :(
      Mas muito obrigado por lembrar do blog! Fico muito feliz com sua lembrança :D
      Abraço!

      Excluir
  4. Este é um livro que está na minha lista de compras a bastante tempo, mas sempre que vou comprar aparece algum outro título mais interessante e acabo deixando-o de lado. Consequentemente, ainda não vi o filme, por não ter realizado a leitura do mesmo ainda. Mas agora que li está postagem sua, da próxima vez que eu tiver a oportunidade de realizar a compra, não irei deixar pra depois. Parabéns pela postagem.

    Abraços,
    noprologo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus! Se serve de conselho: é o melhor livro que eu já li na vida! ;D
      Não assista o filme antes, crie expectativa! kkk
      Abraço!

      Excluir
  5. Eu amoo esse livro ,muito legal a história !E ADORO o jeito que vc escreve !!!

    ResponderExcluir